Projetos realizados

Prefeitura do Rio de Janeiro + OIJ

A Ânima Pública, por intermédio de seus membros, atuou no viés de suporte e mediação dos eventos realizados pela Secretaria Especial da Juventude Carioca (Prefeitura do Rio de Janeiro), em parceria com o Observatório Internacional da Juventude, referentes ao Mês da Juventude Carioca: Seminário da Juventude Carioca e Encontro Municipal de Gestores de Juventude das Capitais, auxiliando na organização pontual nos dois dias do evento. As atividades desempenhadas, mais especificamente, foram:

  •  (28/08/2021): Atuação como Mestres de Cerimônia, através do suporte para

a realização do evento e de seus protocolos, incluindo a composição de mesas e da

agenda, de um modo geral;

  •  (29/08/2021): Além da atuação como Mestre de Cerimônia supracitada,

ocorreu a mediação do evento em si, bem como a realização de atas referentes aos

acontecimentos.

Prefeitura de Magé

A Ânima Pública, a cargo de suas atribuições, portou auxílio na elaboração do projeto de Orçamento Participativo e do Plano Plurianual (PPA) do município de Magé, objetivando a geração de novas alternativas para a gestão municipal por intermédio de um Laboratório de Inovação de Políticas Públicas, respeitando os marcos legais e a construção de uma administração pública alinhada com os ideais da eficiência e da participação pública em diversos âmbitos. Tudo isso para que a população participe de uma Consulta Popular que objetiva escolher as políticas e/ou projetos prioritários, advindos do PPA, para seus respectivos distritos.

Banco de Dados IPPUR

A demanda do projeto surge da coordenação de estágios do curso de graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social (UFRJ), no intuito de identificar em quais áreas de estágio discentes do curso atuam, compreendendo suas demandas para a melhor instrumentalização do conhecimento adquirido através das aulas. 

A partir dos dados coletados e materiais disponibilizados, será realizada a análise por meio de gráficos e mapas, de forma a identificar a solicitação do projeto. O projeto tem como objetivo a elaboração de uma apresentação que seja responsável por evidenciar, de maneira clara e expositiva, o objetivo superior. Com isso, buscamos atingir uma exposição pública dos dados e das informações levantadas, junto ao requerimento das proposições explicitadas pelo corpo discente. Dessa forma, através da análise e interpretação dos dados coletados, é sintetizado como o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) pode transformar, de maneira positiva, o curso, levando em consideração as experiências práticas do corpo discente.

Em andamento.

AMiB - Brejal

Localizado no distrito de Posse, no município de Petrópolis, o Brejal é caracterizado

como uma região eco-rural na região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Abrangendo o maior polo de produção de orgânicos do estado, a Microbacia é um destino procurado para aqueles que almejam o turismo sustentável, através do Circuito Eco-Rural Caminhos do Brejal. 

Neste contexto, a Associação da Microbacia do Brejal (AMB) identificou a necessidade de uma reforma no sistema viário local, visando impactar positivamente não somente a população local, mas também os produtores e turistas da região, que se beneficiariam desta através do melhor acesso aos locais de interesse referentes às suas respectivas atividades no local. 

Mediante esse objetivo, foi elaborado um projeto que propõe a reestruturação das estradas da região que, entretanto, não foi implementado devido à falta de recursos. Frente a tal cenário, AMiB busca o financiamento do projeto de reformulação do sistema viário, através de instituições dos primeiro, segundo ou terceiro setores.

Por vias da necessidade de projetos de financiamento, a Ânima Pública realizou um levantamento de dados referentes às características e potencialidades da região, elaborando um dossiê informativo a partir da leitura e descrição de indicadores e dados coletados, com a capacidade e intuito de ser utilizado em outros projetos além dos referentes à malha viária, juntamente ao mapeamento de potenciais instituições, editais e órgãos cujas verbas necessárias podem advir.

Projeto Brasil JR
Covid-19

web-contato (6).png

Projeto Gotas de Esperança

Pensado em 2020, por Ânima Pública e Vertuno